Créditos: GOV Rj.
A Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebeu o evento “Cúpula da Habitação: Construindo Estratégias para Combater o Déficit Habitacional”, promovido pela Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social (SEHIS) e pelo Instituto de Terras e Cartografia (ITERJ) nesta segunda-feira (16.09). Durante o encontro, foi lançado o Sistema de Informação sobre Habitação do Estado do Rio de Janeiro (SIHAB-RJ).
O SIHAB-RJ é uma ferramenta de pesquisa informatizada e georreferenciada para coleta de dados, monitoramento, avaliação e gestão, que abrangerá informações detalhadas sobre as condições de habitação e urbanização dos municípios. O secretário da pasta, Bruno Dauaire, destacou que o intuito do sistema é revolucionar a política habitacional do estado.
– Essa iniciativa marca o cumprimento de uma das metas e pilares do G20, e é muito simbólico tratarmos sobre esse pilar social, vinculado à habitação. Estamos construindo 195 unidades habitacionais em Miguel Pereira, por exemplo, e poder firmar parcerias com os municípios nos enche de orgulho – declarou.
Para o presidente do ITERJ, Robson Claudino, a ação contribui também com o cumprimento da meta 11 do G20 Social, que defende o combate ao déficit habitacional e estabelece como objetivo tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
No decorrer do encontro, foi realizada a assinatura de Termo de Cooperação Técnica com os municípios fluminenses. A subsecretária da SEHIS, Dianne Arrais, enfatizou que o Sistema vai conseguir diagnosticar o déficit habitacional das cidades, e que esse levantamento será essencial para um melhor planejamento das políticas habitacionais.
– Planejar política pública no Rio é um desafio, mas é um desafio que nós estamos lidando com muito empenho. Vemos muitas iniciativas acontecendo na capital, mas hoje, também vemos um interior desenvolvido, que participa e delibera – afirmou.
Foto: Uanderson Fernandes