Créditos: GOV Rj.
A Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebeu conferência com o tema “Os efeitos da mudança climática sobre a água e a biodiversidade: ferramentas para mitigá-la”, promovida pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro nesta terça-feira (17.09).
O encontro foi realizado com objetivo de debater, de acordo com as diretrizes das reuniões do G20 no Rio, como as mudanças climáticas afetam de forma complexa a água presente no planeta.
A palestra foi conduzida pelas pesquisadoras Cristina González Haro e Vivianne Mallmann. Elas destacaram que as alterações climáticas mudaram os ecossistemas marinhos, terrestres e de água doce; causando a perda de espécies locais, o aumento de doenças e o aumento da mortalidade de animais e plantas, e consequentemente provocando as primeiras extinções induzidas pelo clima.
As pesquisadoras reforçaram, ainda, a necessidade de fazer uma descarbonização da economia.
– Os recursos terrestres são finitos, precisamos encontrar uma forma de transformar a energia que consumimos em energia renovável – explicou Cristina.
Para Vivianne Mallmann, é fundamental uma melhor administração dos recursos por meio de cooperação entre os países.
– Precisamos fazer uma crítica do nosso estilo de vida atual. É necessário promover um debate internacional, quebrando barreiras políticas e estruturais, é preciso pensar em uma estruturação global – afirmou Vivianne.
Foto: Atilon Lima