Créditos: GOV Rj.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) promoveu, nesta quarta-feira (25.09), o evento “Saúde – Inovação e Inteligência Artificial Aplicada na Saúde” na Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A programação contou com uma série de atividades sobre o uso das tecnologias aplicadas nesta área.
A secretária da pasta, Cláudia Mello, destacou que o objetivo do evento é celebrar os avanços alcançados na área da saúde ao longo dos anos.
– Em breve vamos receber no nosso estado as maiores potências e organizações do mundo para a Cúpula do G20. É um privilégio podermos estar aqui reunidos com especialistas na Casa, para discutir sobre os temas que vão permear o G20. É muito importante termos esse espaço para poder discutir assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, como o transplante de órgãos, e até as ações de combate ao cigarro eletrônico – disse a secretária.
Para o subsecretário executivo da SES, Leonardo Ferreira, o tema central do evento vai ao encontro das prioridades estabelecidas pelo G20.
– O foco do GT da Saúde do G20 é justamente a criação de sistemas de saúde resilientes e inclusivos, com resiliência e qualidade, além da equidade na saúde. E dentro desses eixos prioritários do G20, como a prevenção e o combate às pandemias e o fortalecimento do complexo industrial, é essencial que tratemos sobre inovação na saúde e o uso de inteligência artificial no setor – explicou.
A primeira palestra foi conduzida pela ex-jogadora de vôlei, Fernanda Venturini, que abordou a relação entre esporte e saúde. Já o professor e especialista em inovação, Gil Giardelli, realizou a palestra “Hospital Sem Paredes e o Futuro da Saúde”.
Na parte da tarde, técnicos da SES-RJ apresentaram o projeto-piloto que está sendo desenvolvido no município de Teresópolis, com o objetivo de prevenir danos de saúde causados por enchentes e deslizamentos. O último debate do dia apresentou a evolução do transplante de órgãos no Brasil.
A programação incluiu, ainda, a participação de startups que apresentaram soluções tecnológicas já aplicadas nos dias de hoje; além de três exposições. A primeira delas traça uma linha do tempo da Saúde no Estado do Rio projetada em telas; a segunda é o Espaço Doe Mais Vida, que aborda a importância da doação de órgãos com registros fotográficos e uma amostra com elementos antigos que remetem ao passado, quando as fotografias ainda não existiam.
Durante o evento, o público também pode assistir ao Pod+Saúde, podcast criado pela SES-RJ, que entrevistou seis palestrantes ao longo do dia. Dentre os nomes estão o diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, neurocirurgião Paulo Niemeyer; Fernanda Venturini e a presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Carolina Alves da Costa, que contou sua experiência como transplantada.
Foto: Mauricio Bazilio