Créditos: GOV Rj.
Como forma de comemorar o Dia do Idoso, nesta terça-feira (1º/10), a Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, recebeu a exposição “Por Trás das Lentes”, que retrata 40 idosos que vivem no Abrigo Cristo Redentor através do olhar do fotógrafo Nelson Perez (in memoriam). O secretário interino de Estado de Desenvolvimento Social, Anderson Coelho, fez a recepção dos idosos e adolescentes que vivem em acolhimento.
– É muito importante podermos promover esse encontro de gerações, essa união entre jovens e idosos. Nosso maior objetivo é continuar trabalhando para garantir o bem-estar da nossa sociedade – declarou o secretário.
A exposição “Por Trás das Lentes” nasceu do desejo de transformar o dia a dia que poucos veem em uma história para muitos. A musa inspiradora é Dona Terezinha da Conceição, de 84 anos, uma das abrigadas da instituição que, sempre com um sorriso no rosto, incentivou a proposta de fazer um ensaio fotográfico das pessoas que vivem no abrigo, que acolhe desde 1942 idosos em situação de vulnerabilidade social, abandonados ou sem famílias.
– Estou muito emocionada por chegar aqui nessa Casa e me ver, ver meus companheiros nas fotos – disse Dona Terezinha, que foi a primeira idosa a ser vacinada contra a Covid-19 no estado do Rio de Janeiro.
Durante o encontro, também foi realizada uma visita guiada ao memorial Laura Alvim e a roda de conversa “Gerações que conectam: diálogo intergeracional para um futuro sustentável”.
Créditos: Gil Soares/ SEDSODH