Créditos: GOV Rj.
A Casa G20, sediada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, foi palco do evento Gol Girl Summit nesta sexta-feira (18.10). Durante o evento, autoridades e lideranças de empresas debateram políticas que visam ao fortalecimento das meninas, à promoção do diálogo e à utilização do esporte como ferramenta de empoderamento.
A presidente do Instituto Gol Girls, Renata Siqueira, destacou que o evento também tem objetivo de celebrar o Dia Internacional da Menina, comemorado no dia 11 de novembro. Para ela, é essencial criar redes de apoio e oportunidades especialmente para as meninas negras periféricas.
– Em todo o mundo, as meninas enfrentam barreiras para acessar educação, saúde e proteção, além de serem sobrecarregadas com tarefas domésticas. Para promover a igualdade de gênero, é essencial desafiar essas normas e garantir que as meninas participem plenamente da vida em comunidade – afirmou.
A superintendente da Secretaria de Estado da Mulher, Aline Inglez, reforçou os avanços em relação à agenda da mulher no Rio por meio de políticas de promoção à igualdade de gênero, de campanhas de combate ao assédio e de programas de incentivo à autonomia econômica das mulheres.
– Temos trabalhado em diversos pontos que são essenciais para promover a autonomia das mulheres, pois só assim elas conseguirão evitar situações de vulnerabilidade e de violência. As mulheres devem ocupar espaços de poder, devem ser donas de suas próprias vidas – comentou.
Além disso, a superintendente também falou que a pasta pretende assinar termo de cooperação técnica com os clubes de futebol do Rio de Janeiro, com intuito de tornar o ambiente do esporte em uma esfera inclusiva e acolhedora para as mulheres.
Outros assuntos debatidos no encontro foram o futuro do esporte feminino no Brasil e a experiência do Brasil nos programas de intercâmbio promovidos pelos Estados Unidos.