Incentivo ao empreendedorismo feminino no comércio exterior é tema de encontro na Casa G20

Imagem da notícia

Créditos: GOV Rj.

A Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebeu o encontro “Conquistando o protagonismo - Mulheres de sucesso no comércio exterior”, promovido nesta sexta-feira (25.10). A realização é do Sistema Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil e Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Cisbra-Caerj), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

O evento reuniu autoridades, mulheres empreendedoras e dirigentes empresariais e outros segmentos, com objetivo de fortalecer a participação das mulheres empresárias no comércio internacional, e facilitar seu engajamento nas atividades de exportação e internacionalização das suas operações. 

– O G20 trouxe uma longa lista de pontos que precisamos nos atentar, e nós, como anfitriões, temos um papel muito importante. O Brasil precisa estar no centro do mundo, temos o privilégio de possuir recursos que muitos países querem – destacou o presidente da Cisbra, Paulo Protasio, durante a abertura do evento.

A primeira mesa contou com a participação da secretária de Cultura, Danielle Barros; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi; da superintendente da Secretaria da Mulher, Marcele Porto; da diretora-geral do Cisbra, Nathalia Xavier; além da diretora de Relações Humanas da Cisbra, Monica Romero e da conselheira do Sebrae, Anna Carolina Alvim.

De acordo com a secretária Danielle Barros, esse é um momento crucial para o Rio de Janeiro. 

– Nosso compromisso como Governo do Estado foi fazer um G20 que transcende a temporalidade, para estabelecermos uma conexão atemporal com a população. Tudo que produzimos e construímos precisa estar aliançado com o Pacto de Desenvolvimento Sustentável, as mulheres empreendedoras precisam ter conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – disse a secretária.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, enfatizou a importância do protagonismo feminino, visto que há mais de 941 mil mulheres empreendedoras no estado do Rio de Janeiro

– Vivemos um momento muito promissor, a expectativa é que nosso PIB supere a média nacional. Além disso, todos os outros segmentos estão em constante crescimento no Rio, seja a indústria, o comércio ou serviço. E apesar das dificuldades que as mulheres enfrentam no mercado exterior, estamos construindo políticas públicas efetivas de transformação – comentou. 

A programação do evento seguiu com painéis sobre empreendedorismo feminino, apresentações culturais e oficinas temáticas; além de palestra com Janaína Gama, a co-head da delegação brasileira do W20 Brasil, o grupo de engajamento de mulheres do G20. O tema abordado foi o conjunto de ações que serão sugeridas para fortalecer a presença feminina no contexto global do mercado.


Foto: Leonardo Ferraz


Publicado por: