Angra dos Reis possui inúmeras igrejas do período colonial, dos séculos XVII e XVIII, que contam um pouco da história, arquitetura e religiosidade do Brasil. Parte desse acervo está distribuído pelas ruas do Centro e é possível conhecer todo esse patrimônio a pé, em cerca de duas horas.
Comece seu passeio pela Igreja e Convento do Carmo, que fica de frente para o mar e sofreu alguns bombardeios durante as tentativas de invasões francesas. Ao lado da igreja do Carmo está a Praça General Osório que abriga o famoso Chafariz do Marquês do Herval, fundado em 1881, chamado também de Chafariz dos Dragões. É um dos pontos mais fotografados do centro de Angra.
Circule pela Rua do Comércio, a primeira de Angra e mais movimentada do centro, e chegue até a Igreja Santa Luzia, conhecida como a “igreja dos olhos”, construída em 1632 em promessa de um antigo morador que pediu para que sua filha voltasse a enxergar. Ela é toda em estilo barroco e foi a matriz até 1749.
Visite também a Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, uma das mais antigas do Brasil e com interior riquíssimo com peças doadas pelo rei de Portugal em 1750. E finalize o tour no Largo do Mercado, onde há mais casarios coloniais e uma pequena construção redonda, o Mercado Redondo, onde aos finais de semana há venda de peixe e frutos-do-mar fresquinhos. Há também algumas barraquinhas de artesanato próximo.
Onde fica: Centro de Angra dos Reis, Costa Verde
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Rua Pereira Peixoto, 105, Centro, Angra dos Reis
Igreja e Convento do Carmo - R. Frei Inácio, S/N - Centro, Angra dos Reis
Chafariz do Marquês do Herval - Praça General Osório,Centro, Angra dos Reis
Igreja Santa Luzia - Tv. Santa Luzia, 72 - Centro, Angra dos Reis
Mercado Redondo - R. Arcebispo Santos, 128-182 - Centro, Angra dos Reis
Como chegar: de carro (160 km separam o Rio de Janeiro de Angra dos Reis. Quem sai da capital do estado, basta pegar a BR-101 em uma viagem de cerca de 2h40), de ônibus (saindo do RJ no Terminal Rodoviário Novo Rio)