Maracanã

Maracanã

Inaugurado em 16 de junho de 1950,  o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, já foi cenário de duas finais de Copa do Mundo, de cerimônias de abertura e encerramento de Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Pan-Americanos, além de disputas da Copa das Confederações. Com mais de 70 anos de história, o estádio é uma espécie de templo do futebol. Foi lá que o Rei Pelé comemorou seu milésimo gol, em 1969. Além das competições esportivas, o estádio também foi palco de importantes eventos, como shows de Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Tina Turner e de missas campais do então Papa João Paulo II, nos anos de 1980 e 1997. A construção de um dos maiores estádios do planeta foi iniciada em 1948. São 32 metros de altura e eixos de 317 e 279 metros. Ao longo dos anos, o Maracanã recebeu outros nomes, como Estádio Mendes de Moraes e Estádio Municipal do Derby, mas virou Maracanã por causa das aves que ali viviam, chamadas de Maracanã-guaçu, e ao Rio Maracanã, que cruza a Tijuca. 

Curiosidades (vale um box):

Capacidade máxima do estádio: 78.838

Horas trabalhadas na construção: 773.000

Nível do Maracanã na avaliação Fifa: 5

9 mil metros quadrados de área plantada tem o gramado do Maracanã

8 alpinistas profissionais trabalharam na obra

Onde fica: Avenida Rei Pelé , s/n - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ

Como chegar: Metrô (estação Maracanã, São Cristóvão ou São Francisco Xavier), trem (estações Maracanã e São Cristóvão, integradas à Linha 2 do metrô) ônibus, táxi, carro de aplicativo e estação de bike.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 17h30min (saída do último grupo às 17h, sendo finalizado as 17h30min). Obs: Os dias de jogos podem ter horários alterados. 

Observações:

https://www.tourmaracana.com.br/ 

Valor: R$75,00 (inteira) e R$37,50 (meia)

Fonte: Estádio Maracanã, Riotur e Governo Federal