W20 Summit é promovido na Casa G20

Imagem da notícia

Créditos: GOV Rj.

Nesta segunda-feira (30.09), o Women 20 (W20), grupo oficial de engajamento do G20 em prol das mulheres, promoveu o W20 Summit na Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Durante o evento, as delegadas aprovaram a versão final do Communiqué, documento que reúne as recomendações que serão encaminhadas aos governos do G20, com objetivo de implementar políticas públicas mais inclusivas e criar programas de incentivo à participação feminina em áreas estratégicas.

O Communiqué foi elaborado de forma conjunta pelas delegações de 19 países, além da União Europeia. O foco é defender políticas públicas que promovam uma maior equidade de gênero e o empoderamento econômico feminino.

– Trabalhamos de forma online durante oito meses, hoje debatemos e aperfeiçoamos a versão final, que será entregue oficialmente amanhã, no Theatro Municipal – disse Ana Fontes, chair do W20 Brasil.

A programação do evento também contou com uma série de debates sobre temas relacionados ao G20. A abertura foi promovida pela vice-presidente do Google para Hispano-América, Adriana Noreña, pela secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Lidiane de Paula, e pela superintendente da Secretaria de Estado da Mulher, Aline Inglez.

– O Rio de Janeiro é o estado que, proporcionalmente, tem mais mulheres, então precisamos criar mais políticas que garantam o protagonismo feminino. Iniciamos hoje nosso diálogo, mas esperamos continuar esse debate, mobilizando o poder público e a sociedade civil – declarou Aline.

Os painéis abordaram temas como as interseccionalidades das mulheres no G20 Social, a importância da cultura na promoção de um olhar antropológico sobre políticas públicas de gênero e saúde da mulher.

Publicado por: