Créditos: GOV Rj.
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ) promoveu, nesta terça-feira (15.10), a retomada do Fórum do Rio de Janeiro de Mudanças Climáticas. O evento, que foi realizado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, contou com cerimônia de posse para os membros titulares e suplentes do colegiado, além da assinatura do contrato entre a SEAS e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para execução do Programa Rio Clima II.
O Fórum tem objetivo de fomentar a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, visando ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, adaptação e às suas consequências socioambientais e econômicas. A ação irá promover avanços importantes para que o estado do Rio de Janeiro se torne referência nas iniciativas climáticas, com impactos diretos na melhoria da qualidade de vida da população e no fortalecimento de políticas públicas ambientais.
– A realização do Fórum reforça o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria em debater e aplicar, em todas as instâncias de governança, as políticas de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas – destacou o secretário Bernardo Rossi.
Ainda durante o evento, foi lançado o Programa Rio Clima II, que visa à elaboração dos planos de Adaptação e Mitigação do RJ por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Programa visa dialogar e alinhar as diversas ações em curso, potencializando e estabelecendo metas e indicadores de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, além de possibilitar a comunicação, a transparência, o planejamento e a identificação das vulnerabilidades sociais e ambientais.
Dentre outras ações previstas no Programa estão o desenvolvimento do “Portal de Gestão de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas” do estado e a realização de estudos para um programa de compensação e incremento de carbono, com foco na Agricultura, Florestas e outros usos da terra.