Créditos: GOV Rj.
Nesta quarta-feira (23.10), a Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, foi palco do concerto YOUYÍ - Amizade. O evento celebrou os 50 anos de relações entre Brasil e China por meio de apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga e do Coro Juvenil Carioca, sob regência da maestra Priscila Bonfim.
A Orquestra Sinfônica Juvenil é composta por mais de 50 meninas com idade entre 13 e 19 anos. As instrumentistas são alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O objetivo é promover o estímulo do protagonismo de meninas, jovens e mulheres nas mais variadas atividades da cadeia produtiva da música, gerando impactos concretos para estudantes, famílias, comunidades e a própria sociedade.
– Sou maestra dessa orquestra há quatro anos. Vivemos uma imersão principalmente na música, mas pudemos conhecer a cultura chinesa de uma forma mais profunda – destacou a maestra Priscila Bonfim.
O concerto reuniu composições de ambas as culturas, com obras chinesas como Tita Dance, Yao Dance e Mo Li Hua. Para mostrar a diversidade brasileira, três obras fundamentais: O trenzinho do caipira, Ó Abre Alas e Feira de Magaio. O espetáculo foi encerrado com uma mistura entre as sonoridades dos dois países, por meio do arranjo de Battle Drums e Aquarela do Brasil.