Consulado alemão promove debate sobre transição energética para a juventude na Casa G20

Imagem da notícia

Créditos: GOV Rj.

Nesta quinta-feira (31.10), a Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, recebeu o evento “#NextGenerationDecarbonization: Perspectivas de jovens sobre a Transição Energética no Brasil”. O encontro foi promovido pelo Consulado-Geral da Alemanha no Brasil, e reuniu formuladores de políticas, especialistas do setor de energia e defensores do clima pora promover um intercâmbio com foco nas necessidades da juventude a respeito dos diálogos sobre transição energética.

Durante a abertura, o cônsul-geral Jan Freigang destacou a importância de reunir jovens para discutir sobre crise climática.

– Para evitar os impactos mais catastróficos, precisamos diminuir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa. Até 2030, a gente terá que reduzir as emissões em cerca de 43% em comparação ao ano de 2019, para manter a meta de 1,5ºC alcançada, e é essencial que a gente traga essa geração para esse debate – disse Freigang. 

A programação seguiu com painel de discussão e rodada de perguntas e respostas com os espectadores. Participante da mesa, a coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), Amanda Rodrigues, enfatizou que é fundamental criar políticas públicas que tratem sobre transição energética, mas que abordem justiça climática.

– É preciso olhar para esse aspecto com muita cautela. Nós assinamos, em outubro, uma parceria com a UFRJ para combater as mudanças climáticas e temos boas expectativas em relação a esse programa. Nosso objetivo é estabelecer uma política climática mais eficaz e robusta, que leve em consideração os aspectos sociais e as vulnerabilidades – comentou Amanda. 

Ao final do painel, os jovens participaram de um momento de networking e visitaram a exposição itinerante “Energy in Transition - Powering Tomorrow”,


Publicado por: