Economia do Mar é assunto de seminário na Casa G20

Imagem da notícia

Créditos: GOV Rj.

Câmara de Comércio Brasil-Noruega discute interação das atividades econômicas ligadas aos oceanos em busca de práticas sustentáveis

A Casa G20 recebeu nesta quinta-feira (16/05) o seminário Ocean Connections: Norway and Brazil, organizado pela Câmara de Comércio Norueguesa-Brasileira (NBCC), em parceria com o Consulado da Noruega no Rio de Janeiro. Participaram do evento a cônsul-geral da Noruega, Mette Tangen, o secretário interino de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, além de membros da NBCC e empresários que mantêm relações comerciais entre os países.

A data marcou o aniversário de 210 anos da constituição norueguesa. Em sua fala de abertura, Mette Tangen destacou a importância da comemoração para os valores da nação.

– Somos um país livre, democrático, que respeita os direitos humanos e os acordos internacionais. É muito importante comemorarmos a consolidação de nossos valores democráticos em um cenário de fragilidade da paz, reforçou Mette.

Acerca do uso dos oceanos para a prática econômica, a cônsul-geral enfatizou o papel da Noruega na conservação marinha e adoção de práticas sustentáveis.

– Somos líderes em conservação marinha e na criação de soluções sustentáveis e inovadoras para a proteção dos oceanos. Acreditamos que assim podemos fazer nossa parte na luta contra as mudanças climáticas.

O secretário Felipe frisou a importância que o mar possui para a atividade econômica do estado, trazendo dados sobre atividades do setor energético ligadas ao mar, bem como expôs a dedicação do governador Cláudio Castro ao tema.

– Somos responsáveis por 86% da produção de petróleo nacional, além de 74% do gás natural, combustível que acreditamos ser o futuro da transição energética. Este é um assunto caro ao governador Cláudio Castro, que criou esta Secretaria para tratar especificamente da economia do mar e da transição energética, a primeira entre os estados brasileiros, e muito comum nos países europeus que se preocupam com este assunto.

O secretário salientou o potencial do estado do Rio para a geração de energia através de novas matrizes limpas ligadas aos oceanos.

– Nossa visão está sempre no progresso. O governador assinará, no próximo mês, o Plano Estadual de Transição Energética. O Rio larga na frente nessa agenda. Temos, por exemplo, diversos pedidos para implantação de usinas eólicas offshore próximo ao Porto do Açu. Apesar de nossa vasta experiência na área naval, a Noruega será uma parceria fundamental para o http://deprera.com.br dessas ações.

Publicado por: