Casa G20 tem evento voltado ao fortalecimento da presença feminina em cargos de liderança e gestão

Imagem da notícia

Créditos: GOV Rj.

A Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Zona Sul do Rio, foi palco do evento Jornada HUB+ Conselheiras RJ, promovido na tarde desta quarta-feira (21.08) com objetivo de discutir medidas de fortalecimento da presença feminina em cargos de liderança. Durante o encontro, que reuniu cerca de 160 pessoas, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância da implementação de programas de capacitação para mulheres.

– O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no movimento de mulheres, mas cerca de 50% dos nossos municípios ainda não possuem uma pasta exclusiva destinada às mulheres, que tenha orçamento. Quando falamos sobre empoderamento feminino, precisamos tratar sobre educação, e o meu maior desejo é promover políticas públicas e cursos de formação para as mulheres nos 92 municípios – declarou a secretária.

A co-líder do Women20 (W20), Janaína Gama, detalhou a atuação da equipe. O W20 é um grupo de engajamento do G20, composto por mulheres acadêmicas, empreendedoras e de outros setores, que defende a equidade de gêner. Segundo ela, foram elencados cinco temas prioritários a serem discutidos, são eles: violência de gênero; mulheres em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática; economia do cuidado; justiça climática e empreendedorismo.

De acordo com a representante do W20, a ideia é promover encontros ao redor do Brasil, com objetivo de ouvir as demandas das mulheres e, por meio disso, elaborar recomendações para serem implementadas internacionalmente. Janaína mencionou ainda a importância da produção de relatórios para acompanhar o cumprimento das medidas propostas.

– Nosso objetivo é incentivar que as lideranças criem políticas com abordagens sensíveis ao tema do clima, para aumentar o acesso das mulheres aos mercados nacional e internacional, além de medidas de enfrentamento a todas as formas de violência de gênero. E nosso trabalho não vai parar por aí, pois precisaremos de dados e análises para verificar se as nossas propostas estão sendo cumpridas – afirmou. 

No decorrer do evento, também foram apresentadas iniciativas realizadas em prol da promoção da liderança feminina nas empresas. A assessora de Governança e Integridade da Fecomércio-RJ, Sheila Aquino, enfatizou que 62% dos cargos de gestores da instituição são ocupados por mulheres. 

Sheila também comentou sobre os projetos promovidos pela empresa, como o SESC Mulheres Plurais, que possibilitou assistência de saúde às mulheres, contabilizando mais de 600 mil atendimentos. 

Lançamento do livro ˜Mulheres em Conselhos˜

No final da tarde, foi lançado o livro “Mulheres em Conselhos”, da autora Andréia Roma, que também contou com a presença de uma das coautoras, Maria Veloso, conselheira de Administração e Estrategista de Futuros. A publicação celebra os desafios e as conquistas superadas por mulheres conselheiras.


Foto: Carla Vieira 


Publicado por: