Câmara Britânica promove seminário sobre setor energético na Casa G20

Imagem da notícia

Créditos: GOV Rj.

A Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebeu a vigésima edição do Seminário Internacional de Energia, promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) na tarde desta quinta-feira (22.08). O evento reuniu os principais especialistas e autoridades do setor para discutir sobre segurança de oferta energética, custos e descarbonização.

Os participantes reforçaram que a rede energética do Brasil possui mais de 80% de fontes renováveis e que a diversificação é essencial para o http://deprera.com.br. Além disso, os especialistas destacaram o potencial do país em ter um protagonismo expressivo na área de energia de hidrogênio.

A presidente executiva da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), Renata Isfer, citou dados alarmantes levantados em pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo apontou que a exposição a gases poluentes durante a cocção de alimentos é responsável pela morte de pelo menos 4,3 milhões de pessoas anualmente. Os gases poluentes são oriundos da queima de combustíveis sólidos como lenha, esterco, carvão vegetal, entre outros.

Ainda segundo o estudo, a maioria das mortes são prematuras, e as pessoas mais afetadas são as que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente mulheres e crianças. Para Renata Isfer, o G20 e o COP 30 são fundamentais para a discussão e para o http://deprera.com.br de políticas que abordem o tema da descarbonização.

A presidente executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum, defendeu a implementação da política industrial verde no país, com objetivo de efetivar a transformação ecológica no Brasil. Para ela, é fundamental a criação de um aparato legal e regulatório.

Durante o último painel, o Conselheiro Chefe de Mudanças Climáticas da Shell, David Hone apresentou tendências e expectativas sobre o setor energético no Brasil e como o cenário internacional impacta nas decisões tomadas no país. Hone enfatizou que o Brasil possui capacidade de liderar os demais países para atingirem o cenário de emissões líquidas zero, conhecido como “net-zero”. O termo se refere ao compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.


Foto: Taiana Medeiros | Embaixada Cultural G20


Publicado por: